Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Alerta! Como as crianças entendem as histórias

Muitas vezes numa biblioteca nós emprestamos livros que são infantis ou infanto-juvenis e não conhecemos o livro inteiro.
Esses tempos, li um livro O menino que espiava para dentro de Ana Maria Machado para contar uma história e tal foi a minha surpresa com alguns trechos. A criança personagem queria ficar só na imaginação e não queria viver a realidade; pensava em fazer como a bela adormecida no bosque que dormiu 100 anos ou como a branca de neve que comeu uma maçã e se entalou e morreu, chegou o príncipe encantado e a "acordou". A personagem tentou fazer como nas histórias.
Todas as viagens imagináveis e os conselhos de seu amigo imaginário a levaram à realidade.
É um livro subjetivo, as crianças adoram. O menino não morreu , ele cuspiu a maçã. A princesa encantada era sua mãe o acordando. Ganhou um amigo real, o cachorro.
Eu considero o livro muito bom. Mas, devemos trabalhá-lo em sala ou na biblioteca, para verificar o que os leitores entendem como realidade ou ficção na história. Como eles vêem o guri? O que eles acharam do livro? Como escreveriam o final da história? Por que a autora pois o nome do livro de O menino que espiava para dentro?
Lariane

Nenhum comentário:

Postar um comentário